Pesquisar este blog
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
sábado, 16 de outubro de 2010
ESTÁGIO FISIOTERAPIA
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
Dia do Fisioterapeuta !
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
Guia do Estudande 2011
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
terça-feira, 22 de junho de 2010
Escolha adequada do tênis ajuda a prevenir lesões
TIPOS DE PISADA E SUAS REPERCUSSÕES NA ESCOLHA DO UM CALÇADO
PÉ PRONADO PÉ SUPINADO
PÉ NEUTRO
Há algum tempo atrás não se dava muita importância para qual tipo de tênis usar. Já hoje em dia, com estudos cada vez mais avançados e com a preocupação de melhorar a performance de atletas e esportistas, a biomecânica da pisada alcançou um lugar de importância.
Mesmo que você não sinta dores ou desconforto ao caminhar ou correr, saber como pisa, pode fazer grande diferença na hora de comprar um tênis e também na hora de se exercitar. Se não for para diminuir algum desequilíbrio, será para aumentar ou melhorar a performance do atleta ou não. Tanto na caminhada como na corrida, cada um tem seu próprio estilo e características bem individuais. Escolher o tênis adequado vai inclusive ajudar a diminuir o risco de lesões.A forma mais comum e acessível de se descobrir que tipo de pisada é a sua, são os aparelhos instalados nas grandes lojas de esportes. São feitos em esteiras equipadas com filmadoras ou com eletrodos colocados em pontos específicos do pé, tornozelo e panturrilha e fazem uma análise de alinhamento e angulação. Esses testes porém não são 100% confiáveis.
O teste é feito correndo andando e parado, com tênis e descalço, nos dois pés e individualmente.
Os três tipos de pisada vão determinar se você tem um pé :
- Pronador: tende a iniciar o movimento com a parte mais interna do calcanhar, apoiar mais a borda interna e finalizar o movimento mais na área do hálux (dedão);- Supinador: tem um apoio maior na parte externa do calcanhar, seguindo pela borda externa do pé e o impulso final se dá mais nos últimos dedos;
- Neutro: o início da pisada abrange todo o calcanhar, segue uniforme por todo o pé e o impulso final é dado com apoio nos três últimos dedos.Tendo os resultados em mãos, é indicada uma palmilha específica que você vai usar no seu tênis, que será indicado também pelo especialista. Portanto nessa relação entre tênis e pés,existem fatores de grande importância.Kit básico de um bom tênis
Caso o indivíduo não queira ou não possa passar por toda essa avaliação, deve levar em consideração alguns itens básicos para a compra do seu tênis para caminhada:
- Ele deve ser leve e flexível principalmente na parte frontal;
- Ter amortecimento moderado, pois na caminhada o impacto é bem menor;- Ser muito confortável e ter cano baixo para permitir mobilidade ao tornozelo
Como escolher um tênis de corrida?
Para escolher um tênis de corrida, é praticamente obrigatório que você conheça seu tipo de pé e padrão de pisada, pois a corrida é uma atividade que vai exigir bem mais de suas articulações, músculos e etc e, portanto, deve-se tomar um cuidado maior.
Na questão anterior, foram dadas as dicas de como fazer para determinar as características de cada pé e tipo de pisada. Cada tênis terá as características que cada um precisar, lembrando que a função de todo tênis é amortecer o impacto e estabilizar os movimentos.Para quem passou ou não por todas aquelas etapas, vale lembrar outras questões que podem ajudar na escolha. Por exemplo, o tipo de treinamento. Se você faz corrida de velocidade, os tênis deverão ser extremamente leves, priorizando a estabilidade e se fizer corrida de distância o que mais deve contar é o conforto, a resistência e flexibilidade do calçado.Dicas para acertar na escolha do tênis
- Considerando o tênis adequado às suas características, leve em conta o tamanho do tênis, que deve ser um número maior ou ter um espaço de 1,5 a 2,5 cm entre a ponta do dedo maior e o calçado, pois em longas distâncias os pés incham e você pode ter problemas com as unhas, inclusive perdê-las. Porém, o calcanhar não pode ficar se movendo para fora do tênis durante as passadas.
- Verifique se você movimenta todos os dedos dentro do tênis.
- Na hora de comprar leve as meias que você costuma usar para correr.Use o seu tênis de corrida apenas para correr e se possível alterne dois pares de tênis, principalmente se você faz longas distaâcias ou se corre todos os dias. Bons tênis, hoje em dia, costumam ser caros, pois há muita tecnologia aplicada ali, porém a saúde de seus joelhos, pés tornozelos e etc, valem muito mais.
Links de videos interressantes:
1) http://www.youtube.com/watch?v=YIwAMtdYcg8
2) http://www.youtube.com/watch#!v=0R4zRSE_-40&feature=fvw
3) http://www.youtube.com/watch?v=cuX8US27Hfg
4) http://www.youtube.com/watch#!v=s63a70gJge0&feature=related
5) http://www.youtube.com/watch#!v=95HapK71hYU&feature=related
sexta-feira, 18 de junho de 2010
Texto Publicado no NY Times
Subject: Fisioterapia - New York TimesDate: Thu, 10 Jun 2010 -0300
Comecei a fazer fisioterapia aos 27 anos, depois de ter escorregado em uma calçada com neve em Montreal e rompido os ligamentos do meu tornozelo esquerdo. Fiz fisioterapia novamente, aos 42 e aos 43 anos, após uma cirurgia nos meus dois joelhos. Mais recentemente, operei meus dois ombros. Meu ortopedista costuma dizer que a cirurgia é apenas a metade da batalha. Se for mesmo, ela é a metade mais fácil. O trabalho lento e repetitivo da fisioterapia geralmente começa no dia seguinte. Para lesões como um rompimento de um ligamento cruzado anterior, ela pode durar até seis meses. Antes de fazer fisioterapia, é difícil imaginar algo que vá durar tanto tempo e doer tanto. Parte do desafio é a natureza da cirurgia artroscópica, cujas várias incisões são geralmente tão pequenas que mal deixam rastro. Tive o menisco rompido e removido dos meus dois joelhos, e tenho que procurar bastante para achar minhas cicatrizes. A remoção das lesões do meu ombro através de quatro incisões deixou minha pele quase lisinha. Certamente, isso é muito bom. Porém, esses minúsculos pontinhos dificultam a compreensão do que foi feito ali dentro. Depois de apenas 45 minutos sob anestesia geral e sem nenhuma grande incisão ou ferida sangrenta, por que sinto tanta dor? E por que tenho que continuar fazendo esses exercícios bobos?
Falta de conversa Cirurgiões têm pouco tempo, e às vezes menos vontade, de discutir as minúcias dos efeitos pós-cirúrgicos. Geralmente, são os fisioterapeutas os responsáveis por explicar pacientemente o que o médico fez e por que agora temos que dedicar uma grande parte do nosso tempo à reabilitação. A fisioterapia exige de nós o tédio mensal de passar horas em uma sala cheia de estranhos esticando borrachas coloridas ou girando os braços em círculos. Os rituais são estranhamente e intimamente públicos. Pacientes de todas as idades, raças e níveis sociais compartilham a mesma sala, ampla e iluminada. Levantamos nossas pernas lado a lado em amplas camas. Esperamos na fila para os exercícios de puxar e a bicicleta de braços. Aprendemos uma nova linguagem e suas ferramentas: a tira, o bastão, as pinças. Todo mundo acaba na fisioterapia – ágeis atletas, trabalhadores da construção civil e policiais com tensões relacionadas ao trabalho, diretores de empresa com lesões causadas pelo uso do jet ski, pessoas mais velhas com joelhos e quadris operados. Lá, simpatizei com um pastor episcopal, um professor de economia de uma das mais prestigiadas universidades e um bombeiro.
O dia-a-dia Os rituais viram uma rotina, começando com uma almofada de aquecimento e estimulação dos nervos, terminando com a bênção confortante de uma bolsa de gelo. Aprendemos a ajustar nossas vidas em torno do inevitável, em torno da verdade fora de moda – a de que a cura dá trabalho e isso toma tempo. A camaradagem cresce à medida que pacientes comparam observações sobre as frustrações de terem de pedir ajuda para tarefas simples como vestir as próprias calças e abrir uma lata de sopa. As mulheres lastimam com o novo fato de que uma alça de sutiã pode pinçar um ombro em processo de cura como um cabo de aço. Lutando para conseguir completar até a mais simples das tarefas numa sala cheia de coleguinhas adultos e envergonhados. Quando vejo o maxilar de alguém trincar pelo esforço, imagino que um peso de 500 gramas pode ser difícil de levantar. Nunca esperei estabelecer um relacionamento de vários anos com meus fisioterapeutas, mas isso aconteceu. Eu gosto de Helen, Matt, Stephanie e Richard. Gosto mesmo. Só espero nunca vê-los novamente. Não tenho inveja do trabalho deles, esticando, balançando e manipulando nossas articulações para afrouxá-las e torná-las flexíveis. Isso já me deixou sem ar de tanta dor, algumas vezes até chorei. Não posso me imaginar infligindo dor intencionalmente, mas isso, como todo mundo aprende rapidamente, é uma parte inevitável da cura. Deve ser difícil para nossos fisioterapeutas nos animar em relação ao que, para nós, em outras circunstâncias, seriam conquistas infantis – quando obtemos novamente a capacidade de amarrar o sapato, andar reto numa sala ou jogar uma bola. Existe um lado positivo. Pelo fato de vermos nossos fisioterapeutas com tanta freqüência durante meses, passamos a conhecê-los, e eles a nós, de uma forma como nunca vamos conhecer nossos médicos. Passamos a saber onde eles moram e onde passam as férias, quem tem um novo cachorrinho em casa, quem tem um marido que mudou de emprego recentemente. Não é uma intimidade que escolhemos. Porém, tirados da nossa privacidade, das nossas vidas corridas, seja de forma relutante ou agradecida, caímos nas mãos fortes, habilidosas e preparadas dos fisioterapeutas.
quarta-feira, 16 de junho de 2010
segunda-feira, 14 de junho de 2010
quarta-feira, 9 de junho de 2010
PISO SALARIAL FISIOTERAPIA
Vejam isso com calma!
Cadastrem-se no site da Câmara dos deputados... info abaixo!Olá pessoal, por duas vezes tive a oportunidade de estar com o Deputado federal Mauro Nazif de Rondônia, o qual é responsável pela lei das cargas horárias que nós fisioterapeutas, e terapeutas ocupacionais temos hoje em dia, que é de 30 horas. Pois bem este mesmo deputado lançou no dia 03.09.09. um projeto de lei (5979\2009) na camara federal propositando um piso salarial para nossa categoria de R$4.650,00. Estou enviando este email, pois, tive a informação de minha noiva (advogada) que quanto mais gente entrar no site da camara e clicar nesse projeto, o mesmo é encaminhado mais rápido à possível aprovação. Funciona assim, quanto mais gente entra para olhar esse projeto, subtende que o mesmo está sendo muito visado pela população e então tem mais respaldo e é levado a votação até com melhores vistas dos deputados que precisam de mais votos futuramente.
VOU DEIXAR AQUI A PÁGINA DE ACESSO AO SITE DA CAMARA E DO RESPECTIVO PROJETO.LÁ VC SE CADASTRA NESTE PROJETO E RECEBERÁ POR EMAIL TODOS OS ANDAMENTOS DESTE PROCESSO, E OS DEPUTADOS FICARÃO SABENDO QUE MUITOS FISIOTERAPEUTAS ESTÃO ANTENADOS SOBRE ESSE ASSUNTO.
http://www.camara.%20gov.br/internet/%20sileg/Prop_%20Detalhe.asp?
clique em CADRASTAR PARA ACOMPANHAMENTO. Projeto de autoria do Deputado Mauro Nazif de rondonia.Projeto de lei n° 5979/2009.Projeto já foi encaminhado a votação.Situação atual: Aguardando parecer. POR FAVOR MANDE PARA TODOS OS FISIOS QUE CONHECEREM. TEMOS MUITAS CHANCES DE CONSEGUIR APROVAR ESTE PROJETO ... DEPENDE DA PRESSÃO E DA RELEVANCIA QUE DERMOS À ELE. FAÇA SUA PARTE!!!!!!! MELHOR QUE IR AS RUAS GRITAR, É ACOMPANHAR E PRESSIONAR ESSES DEPUTADOS .... ASSIM CONSEGUIRIAMOS DE FATO MUDANÇAS EM LEIS FAVORÁVEIS A NÓS. ESTOU A DISPOSIÇÃO PARA TIRAR DÚVIDAS. ESTOU TAMBÉM ENTRANDO EM CONTATO COM O DEPUTADO FEDERAL VALADARES FILHO, POIS ELE TEM PARTE NA VOTAÇÃO E PODERIA NOS DAR MAIS RESPALDO. SE SOUBERES E CONHECEREM ALGUEM FAÇAM O MESMO. É NOSSA CHANCE DE TERMOS SALARIOS DIGNOS. NÃO VAMOS DEIXAR ESCAPAR. GOSTARIA AINDA DE DEIXAR BEMMMMM CLARROOOO QUE NÃO TENHO INTENÇÃO POLITICA NENHUMA PARA COM NENHUM POLITICO. OS QUE CITEI ACIMA SÃO SÓ POR ESTAREM DIRETAMENTE LIGADO AO PROCESSO, E POR SER PRECISO!!! odeio politica por sinal, mas estamos lutando por dias melhores e inevitavelmente temos que recorrer a esses camaradas. Mas ainda tem gente de bem como esse deputado de rondonia.
segunda-feira, 7 de junho de 2010
Concursos Fisioterapia 2010
A partir de 2007 houveram diversos Conselhos Regionais que realizaram concursos públicos como o CREFITO - 5ª região, 8ª região etc. para o cargo de Fiscal com remuneração inicial de R$ 1.900,00.
As principais atividades descritas nos editais dos concursos para as vagas de fisioterapeuta são: contribuir para o restabelecimento e a manutenção pessoal, promoção da saúde, execuçaõ de intervenções fisioterápicas com a finalidade educativa, terapêutica ou reabilitacional; atuação em equipes multidisciplinares com o objetivo de previnir problemas muscuesqueléticos, respiratórios, etc.
Confira abaixo alguns concursos públicos que estão com as inscrições abertas para Fisioterapia.
Concursos abertos:
Nordeste
§ AL - Prefeitura de Minador do Negrão - inscrição até 04/06/2010, taxa: R$ 90,00. Informações: www.selectconcurso.com.br
§CE - Prefeitura de Marco - inscrição até 11/06/2010, taxa: R$ 10,00. Informações: www.serap.com.br
§ MA - Prefeitura de Pastos Bons - inscrição até 28/05/2010, taxa: R$ 180,00. Informações: www.institutoludus.com.br
§PB - Prefeitura de Alagoinha - inscrição até 11/06/2010, taxa: R$ 30,00. Informações: www.examesconsultoria.com
§PE - Prefeitura de Petrolina - inscrição até 28/05/2010, taxa: R$ 20,00. Provas dia 25 de setembro de 2008. Informações: www.facape.br
§PE - Prefeitura de Serra Talhada - inscrição até 04/06/2010, taxa: R$ 65,00. Provas dia 11 de julho de 2010. Informações: www.asperhs.com.br
§PI - Prefeitura de Aroazes - inscrição até 27/05/2010, taxa: R$ 60,00. Provas dia 27/06/2010. Informações: www.portalappm.com.br
§PI - Prefeitura de Boa Hora - inscrição até 27/05/2010, taxa: R$ 100,00. Provas dia 27/06/2010. Informações: www.institutomachadodeassis.com.br
§PI - Prefeitura de Betânia do Piauí - inscrição até 27/05/2010, taxa: R$ 30,00. Provas dia 27 de junho de 2010. Informações: www.portalappm.com.br
§PI - Prefeitura de Bocaina - inscrição até 27/05/2010, taxa: R$ 60,00. Provas dia 27/06/2010. Informações: www.portalappm.com.br
§ PI - Prefeitura de Boqueirão do Piauí - inscrição até 27/05/2010, taxa: R$ 30,00. Provas dia 27/06/2010. Informações: www.fundacaocajuina.org.br
§PI - Prefeitura de Buriti dos Montes - inscrição até 27/05/2010, taxa: R$ 30,00. Provas dia 27/06/2010. Informações: www.institutomachadodeassis.com.br
§ PI - Prefeitura de Canto do Buriti do Piauí - inscrição até 27/05/2010, taxa: R$ 100,00. Provas dia 27/06/2010. Informações: www.portalappm.com.br
§ PI - Prefeitura de Castelo do Piauí - inscrição até 27/05/2010, taxa: R$ 80,00. Provas dia 27/06/2010. Informações: www.institutomachadodeassis.com.br
§ PI - Prefeitura de Coivaras - inscrição até 27/05/2010, taxa: R$ 100,00. Provas dia 27/06/2010. Informações: www.portalappm.com.br
§ PI - Prefeitura de Jacobina - inscrição até 27/05/2010, taxa: R$ 50,00. Provas dia 27 de junho de 2010. Informações: www.portalappm.com.br
§ PI - Prefeitura de Picos - inscrição até 04/06/2010, taxa: R$ 45,00. Informações: www.portalappm.com.br
§PI - Prefeitura de Pimenteiras - inscrição até 27/05/2010, taxa: R$ 80,00. Provas dia 27/06/2010. Informações: www.portalappm.com.br
§PI - Prefeitura de Queimada Nova - inscrição até 27/05/2010, taxa: R$ 30,00. Provas dia 27 de junho de 2010. Informações: www.portalappm.com.br
§PI - Prefeitura de São Pedro do Piauí - inscrição até 27/05/2010, taxa: R$ 50,00. Provas dia 27/06/2010. Informações: www.fundacaocajuina.org.br
§PI - Prefeitura de Valença do Piauí - inscrição até 04/06/2010, taxa: R$ 100,00. Provas dia 27/06/2010. Informações: www.portalappm.com.br
§ SE - Prefeitura de Itabaiana - inscrição até 30/05/2010, taxa: R$ 70,00. Provas dia 18 de julho de 2010. Informações: www.consulplan.net
§SE - Prefeitura de Santo Amaro das Brotas - inscrição até 12/06/2010, taxa: R$ 20,00. Provas dia 04 de julho de 2010. Informações: www.advise.net.br
§SE - UFS - Universidade Federal de Sergipe - inscrição até 25/05/2010, taxa: R$ 100,00. Provas dia 04/06/2010. Informações: www.grh.ufs.br/edital-10-2010
Norte
§ PA - Prefeitura de Igarapé-Açu - inscrição até 25/06/2010, taxa: R$ 70,00. Provas dia 29 de agosto de 2010. Informações: www.ivin.com.br
§PA - Prefeitura de Marapanim - inscrição até 24/05/2010, taxa: R$ 30,00. Informações: www.estratego.com.br
§ RO - Hospital Regional de Cacoal - inscrição até 25/05/2010, taxa: R$ 80,00. Informações: www.funcab.org
§RO - Prefeitura de Rolim de Moura - inscrição até 06/06/2010, taxa: R$ 90,00. Provas dia 20 de junho de 2010. Informações: www.frcv.com.br
§ TO - Prefeitura de Bandeirantes do Tocantins - inscrição até 07/06/2010, taxa: R$ 32,00. Provas dia 04 de julho de 2010. Informações: www.idescassessoria.org.br
§TO - Prefeitura de Araguatins - inscrição até 15/06/2010, taxa: R$ 90,00. Provas dia 11 de julho de 2010. Informações: www.makroassessoria.com.br
§TO - Prefeitura de Xambioá - inscrição até 07/06/2010, taxa: R$ 90,00. Provas dia 27 de junho de 2010. Informações: www.makroassessoria.com.br
Centro-Oeste
§ GO - Prefeitura de Ouvidor - inscrição até 31/05/2010, taxa: R$ 65,00. Provas dia 04 de julho de 2010. Informações: www.multtrainer.com.br
Sul
§ PR - Prefeitura de Candói - inscrição até 25/05/2010, taxa: R$ 70,00. Provas dia 05/06/2010.
§ PR - Prefeitura de Iguatu - inscrição até 07/06/2010, taxa: R$ 100,00. Informações: www.iguatu.pr.gov.br
§ PR - Prefeitura de Paulo Frontin - inscrição até 03/06/2010, taxa: R$ 20,00. Provas dia 18/07/2010. Informações: www.iobv.com.br
§ PR - TRT - Tribunal Regional do Trabalho - 9ª Região - inscrição até 11/06/2010, taxa: R$ 73,00. Provas dia 25/07/2010. Informações: www.concursosfcc.com.br
§ RS - Prefeitura de Santo Augusto - inscrição até 30/05/2010, taxa: R$ 60,00. Provas dia 04/07/2010. Informações: www.aocp.com.br
§ RS - UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa - inscrição até 26/05/2010, taxa: R$ 100,00. Informações: www.unipampa.edu.br/portal/concursos
§ SC - CREFITO - 10ª Região - inscrição até 27/05/2010, taxa: R$ 35,00. Provas dia 06/06/2010. Informações: www.quadrix.org.br
Sudeste
§ SP - Fundação Uni - inscrição até 26/05/2010, taxa: R$ 50,00. Provas dia 31 de maio de 2010. Informações: www.fundacaouni.org.br
§ MG - Prefeitura de Brasilândia de Minas - inscrição até 12/08/2010, taxa: R$ 44,00. Provas dia 24/10/2010. Informações: www.exameconsultores.com.br
§ MG - Prefeitura de Caiana - inscrição até 17/06/2010, taxa: R$ 87,14. Provas dia 04 de julho de 2010. Informações: www.ecapconsultoria.com.br
§ MG - Prefeitura de Conselheiro Pena - inscrição até 22/07/2010, taxa: R$ 11,70. Provas dia 15/08/2010. Informações: www.msconcursos.com.br
§ MG - Prefeitura de Dom Joaquim - inscrição até 19/08/2010, taxa: R$ 70,00. Provas dia 19/09/2010. Informações: www.jmpm.com.br
§ MG - Prefeitura de Guarará - inscrição até 17/07/2010, taxa: R$ 35,70. Provas dia 12/09/2010. Informações: www.primafaceconcursos.com.br
§ MG - Prefeitura de Imbé de Minas - inscrição até 27/05/2010, taxa: R$ 35,00. Provas dia 27/06/2010. Informações: www.exameconsultores.com.br
§ MG - Prefeitura de Indaiabira - inscrição até 26/05/2010, taxa: R$ 25,00. Provas dia 20 de junho de 2010. Informações: www.seletivapublica.com.br
§ MG - Prefeitura de Itajubá - inscrição até 31/06/2010, taxa: R$ 43,00. Provas dia 31 de julho de 2010. Informações: www.imam.org.br
§ MG - Prefeitura de Itamarandiba - inscrição até 17/06/2010, taxa: R$ 31,00. Provas dia 01/08/2010. Informações: www.exameconsultores.com.br
§ MG - Prefeitura de Itinga - inscrição até 20/06/2010, taxa: R$ 35,00. Provas dia 25/07/2010. Informações: www.primafaceconcursos.com.br
§ MG - Prefeitura de Itumirim - inscrição até 09/06/2010, taxa: R$ 25,00. Provas dia 11/07/2010. Informações: www.exameconsultores.com.br
§ MG - Prefeitura de Josenópolis - inscrição até 02/07/2010, taxa: R$ 20,00. Provas dia 04/05/2010. Informações: www.sergiobassi.com.br
§ MG - Prefeitura de Ladainha - inscrição até 01/06/2010, taxa: R$ 25,00. Provas dia 20 de junho de 2010. Informações: www.msmconsultoria.com.br
§ MG - Prefeitura de Leopoldina - inscrição até 06/08/2010, taxa: R$ 72,00. Informações: www.ibam-concursos.org.br
§ MG - Prefeitura de Mar de Espanha - inscrição até 13/08/2010, taxa: R$ 60,00. Provas dia 17/10/2010. Informações: www.primafaceconcursos.com.br
§ MG - Prefeitura de Montes Claros - inscrição até 31/05/2010, taxa: R$ 30,00. Informações: www.cotec.unimontes.br
§ MG - Prefeitura de Patrocínio - inscrição até 07/06/2010, taxa: R$ 30,00. Provas dia 25 de julho de 2010. Informações: www.gestaodeconcurso.com.br
§ MG - Prefeitura de Romaria - inscrição até 28/05/2010, taxa: R$ 37,00. Provas dia 20/ 06/2010. Informações: www.reisauditores.com.br
§ MG - Prefeitura de Santo Antônio do Amparo - inscrição até 07/07/2010, taxa: R$ 40,00. Informações: www.jmsbhz.com.br
§ MG - Prefeitura de Virgem da Lapa - inscrição até 11/08/2010, taxa: R$ 100,00. Provas dia 29 de agosto de 2010. Informações: www.gazzinelliconsultoria.com.br
Federais
§ Aeronáutica do Brasil - inscrição até 27/05/2010, taxa: R$ 100,00. Informações: www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?page=concursos
sexta-feira, 4 de junho de 2010
Se seu dia-a-dia é muito corrido, o stress está tomando conta da sua vida e prejudicando seu rendimento, auto estima e principalmente o relacionamento com as pessoas, está na hora de se esticar!
02 – TRATO ÍLIO-TIBIAL: Tendões como o do Trato Ílio-Tibial quando alongados aumentam a flexibilidade e reduzem o risco de desiquilíbrio e lesões por over-use (Excesso de treinamento/repetição).
03 – MÚSCULOS DO PESCOÇO:Alongar pode melhorar a postura; esta posição reforça os músculos do pescoço, o que ajuda a manter a cabeça alinhada.
04 – DELTÓIDE (MÚSCULOS DO OMBRO): Os músculos dos ombros fazem muito esforço, trabalhando duro; alongá-los ajuda a reduzir a tensão gerada no dia-a-dia.
05 – MÚSCULO PEITORAL: Alongar essa região é reabastecê-la com água e oxigênio.
06 – CAIXA TORÁCICA E PEITO: Alongar os músculos da caixa toráxica permite que os pulmões respirem mais profundamente.
07 – LIGAMENTOS: Há ligamentos profundos dentro da coluna vertebral; manter a postura correta ajuda a protegê-los.
08 – MÚSCULOS PARAVERTEBRAIS: Torcer os músculos laterais da coluna vertebral (girar o tronco) ajuda no equilíbrio dessa musculatura, o que pode ajudar a reduzir o desgaste na coluna.
09 – MÚSCULOS GLÚTEOS: Músculos pequenos são fracos, alongar a musculatura do glúteo até
seu máximo comprimento os manterá fortes.
- Relaxa o corpo e a mente
- Reduz a tensão muscular do dia-a-dia e dos esportes
- Aumento da ADM (amplitude de movimento)
- Facilita a coordenação, fazendo com que os movimentos tornem-se mais fáceis de serem realizados
- Previne lesões
- Desenvolve consciência corporal
As lesões musculares podem ser classificadas em três graus:
- Primeiro grau: É o estiramento de uma pequena quantidade de fibras musculares. Causa dor quando a contração do músculo é solicitada especialmente contra a resistência. A dor se localiza em um ponto específico, mas manobras extremas da articulação também podem causar desconforto. É freqüente em atletas com altas cargas de treinamento e a recuperação pode acontecer em apenas uma semana.
- Segundo grau: Os sintomas são similares aos da lesão de primeiro grau, mas a intensidade é maior. Dor e hemorragia – manchas roxas na região da lesão – são freqüentes. A recuperação é mais lenta e pode afastar o atleta da prática esportiva por um período de duas a três semanas.
- Abacate
- Agrião
- Água de coco
- Alho
- Ameixa seca
- Beterraba
- Brócolis
- Carne vermelha
- Couve
- Espinafre
- Farelo de aveia
- Farelo de trigo
- Feijão de soja
- Feijão preto e branco
- Frutos do mar (ostra, mexilhão, polvo)
- Frutos oleaginosos (amêndoa, amendoim, nozes, avelã, pistache, castanha de caju, castanha do Pará)
- Grão de bico
- Melancia
- Melão
- Pinhão
- Quiabo
- Salmão
- Semente de abóbora
- Suco de laranja
- Tomate
- Truta
- Tubérculos (batatas inglesa e doce, aipim ou mandioca, batata cará, inhame)
Fonte: Fisioterapeuta Avelino Ribeiro Buongermino – Crefito: 3 / 6853 – F http://www.medfisiosport.com.br/
sexta-feira, 28 de maio de 2010
RESOLUÇÃO ANIVSA
RESOLUÇÃO ANVISA
No dia 25 de fevereiro, foi publicada no Diário Oficial da União a RESOLUÇÃO-RDC Nº 7, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, que dispõe sobre os requisitos mínimos para funcionamento de Unidades de Terapia Intensiva – UTIs, visando a redução de riscos aos pacientes, visitantes, profissionais e meio ambiente, e se aplicará a todas UTIs gerais do país, sejam públicas, privadas, filantrópicas, civis ou militares.
Essa resolução é uma vitória da Fisioterapia, visto que a mesma destaca a importância do profissional FISIOTERAPEUTA DENTRO DAS UTIS.
A partir de agora, será OBRIGATÓRIA a existência de um COORDENADOR DA ÁREA DA FISIOTERAPIA, com especialização em terapia intensiva ou em outra especialidade relacionada à assistência ao paciente grave, específica para a modalidade de atuação (adulto, pediátrica ou neonatal). Destaca ainda que deverá ter, no mínimo, 01 (um) Fisioterapeuta para cada 10 (dez) leitos ou fração, nos turnos matutino, vespertino e noturno, perfazendo um total de 18 horas diárias de atuação.
Nas UTIs, as atribuições e as responsabilidades de todos os profissionais que atuam na unidade devem estar formalmente designadas, descritas e divulgadas aos profissionais que nelas atuam. Será permitido ao profissional assumir, no máximo, 02 (dois) cargos de coordenação ou responsabilidade técnica de UTIs.
Todos os pacientes internados em UTIs, deverão receber assistência integral e interdisciplinar. As assistências farmacêutica, psicológica, fonoaudiológica, social, odontológica, nutricional de terapia nutricional enteral e parenteral e de TERAPIA OCUPACIONAL devem estar integradas às demais atividades assistenciais prestadas ao paciente, sendo discutidas conjuntamente pela equipe muiltiprofissional.
- RESOLUÇÃO NA ÍNTEGRA
Sites Cientificos interessantes
Encaminho alguns sites cientificos para sua complementação profissional e acadêmica.
http://www.runningi%20njuryclinic.%20com/
* REVISTA BRASILEIRA DE FISIOTERAPIA
http://rbf-bjpt.org.br/
* DORES
http://dorescronicas.com.br/
* Revista Brasileira de Ortopedia
http://www.rbo.org.br/
http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php?journal=RBCE&page=issue&op=archive
* Acta Ortopédica Brasileira
http://www.actaortopedica.com.br/edicoes_anteriores.asp
* Revista Fisioterapia em Movimento
www.pucpr.br/revfisio
* REVISTA BRASILEIRA DE MEDICINA DO ESPORTE
http://www.rbme.org.br/
* REVISTA BRASILEIRA CIENCIA E MOVIMENTO
http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM
* REVISTA BRASILEIRA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA
http://152.92.150.57/tse/scielo.php?script=sci_serial&lng=pt&pid=1809-9823&nrm=iso
* REVISTA NEUROCIENCIAS
http://www.revistaneurociencias.com.br/
* REVISA ACTA FISIATRICA
http://www.actafisiatrica.org.br/v1/Default2.aspx
* REVISTA BRASILEIRA DE REUMATOLOGIA
http://www.reumatologia.com.br/
* JORNAL BRASILEIRO DE PNEUMOLOGIA
http://www.jornaldepneumologia.com.br/
* REVISTA FISIOTERAPIA BRASIL
http://www.atlanticaeditora.com.br/revistas/fisioterapia/
domingo, 23 de maio de 2010
Treinamento Funcional - Método CORE
Curso de Treinamento Funcional realizado pela Equilibrio Eventos
Ministrante: Prof.Ricardo Vidal Alves Correa
VAGAS LIMITADAS
quarta-feira, 19 de maio de 2010
OS CURSOS DE ATUALIZAÇÃO DO CURSO DE FISIOTERAPIA
AURICULOTERAPIA, BIOMECÂNICA DA LESÃO MUSCULOESQUELETICA