Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de junho de 2010

Escolha adequada do tênis ajuda a prevenir lesões


TIPOS DE PISADA E SUAS REPERCUSSÕES NA ESCOLHA DO UM CALÇADO





PÉ PRONADO PÉ SUPINADO







PÉ NEUTRO



Há algum tempo atrás não se dava muita importância para qual tipo de tênis usar. Já hoje em dia, com estudos cada vez mais avançados e com a preocupação de melhorar a performance de atletas e esportistas, a biomecânica da pisada alcançou um lugar de importância.

Mesmo que você não sinta dores ou desconforto ao caminhar ou correr, saber como pisa, pode fazer grande diferença na hora de comprar um tênis e também na hora de se exercitar. Se não for para diminuir algum desequilíbrio, será para aumentar ou melhorar a performance do atleta ou não. Tanto na caminhada como na corrida, cada um tem seu próprio estilo e características bem individuais. Escolher o tênis adequado vai inclusive ajudar a diminuir o risco de lesões.


A forma mais comum e acessível de se descobrir que tipo de pisada é a sua, são os aparelhos instalados nas grandes lojas de esportes. São feitos em esteiras equipadas com filmadoras ou com eletrodos colocados em pontos específicos do pé, tornozelo e panturrilha e fazem uma análise de alinhamento e angulação. Esses testes porém não são 100% confiáveis.

Se você já tem alguma fragilidade, sente desconforto ou dores, é melhor procurar um local especializado para fazer a baropodometria, que é o estudo da pisada e por consequência da postura. É um sistema computadorizado de alta tecnologia que analisa as pressões e forças desenvolvidas na região plantar de ambos os pés, através de uma palmilha bem fina ligada ao computador, que capta exatamente os pontos de pressão e distribuição do peso.


O teste é feito correndo andando e parado, com tênis e descalço, nos dois pés e individualmente.



Os três tipos de pisada vão determinar se você tem um pé :

- Pronador: tende a iniciar o movimento com a parte mais interna do calcanhar, apoiar mais a borda interna e finalizar o movimento mais na área do hálux (dedão);


- Supinador: tem um apoio maior na parte externa do calcanhar, seguindo pela borda externa do pé e o impulso final se dá mais nos últimos dedos;

- Neutro: o início da pisada abrange todo o calcanhar, segue uniforme por todo o pé e o impulso final é dado com apoio nos três últimos dedos.Tendo os resultados em mãos, é indicada uma palmilha específica que você vai usar no seu tênis, que será indicado também pelo especialista. Portanto nessa relação entre tênis e pés,existem fatores de grande importância.


Kit básico de um bom tênis


Caso o indivíduo não queira ou não possa passar por toda essa avaliação, deve levar em consideração alguns itens básicos para a compra do seu tênis para caminhada:



- Ele deve ser leve e flexível principalmente na parte frontal;

- Ter amortecimento moderado, pois na caminhada o impacto é bem menor;


- Ser muito confortável e ter cano baixo para permitir mobilidade ao tornozelo


Como escolher um tênis de corrida?


Para escolher um tênis de corrida, é praticamente obrigatório que você conheça seu tipo de pé e padrão de pisada, pois a corrida é uma atividade que vai exigir bem mais de suas articulações, músculos e etc e, portanto, deve-se tomar um cuidado maior.

Na questão anterior, foram dadas as dicas de como fazer para determinar as características de cada pé e tipo de pisada. Cada tênis terá as características que cada um precisar, lembrando que a função de todo tênis é amortecer o impacto e estabilizar os movimentos.Para quem passou ou não por todas aquelas etapas, vale lembrar outras questões que podem ajudar na escolha. Por exemplo, o tipo de treinamento. Se você faz corrida de velocidade, os tênis deverão ser extremamente leves, priorizando a estabilidade e se fizer corrida de distância o que mais deve contar é o conforto, a resistência e flexibilidade do calçado.


Dicas para acertar na escolha do tênis


- Considerando o tênis adequado às suas características, leve em conta o tamanho do tênis, que deve ser um número maior ou ter um espaço de 1,5 a 2,5 cm entre a ponta do dedo maior e o calçado, pois em longas distâncias os pés incham e você pode ter problemas com as unhas, inclusive perdê-las. Porém, o calcanhar não pode ficar se movendo para fora do tênis durante as passadas.



- Verifique se você movimenta todos os dedos dentro do tênis.

- Na hora de comprar leve as meias que você costuma usar para correr.

Use o seu tênis de corrida apenas para correr e se possível alterne dois pares de tênis, principalmente se você faz longas distaâcias ou se corre todos os dias. Bons tênis, hoje em dia, costumam ser caros, pois há muita tecnologia aplicada ali, porém a saúde de seus joelhos, pés tornozelos e etc, valem muito mais.

Links de videos interressantes:

1) http://www.youtube.com/watch?v=YIwAMtdYcg8


2) http://www.youtube.com/watch#!v=0R4zRSE_-40&feature=fvw


3) http://www.youtube.com/watch?v=cuX8US27Hfg


4) http://www.youtube.com/watch#!v=s63a70gJge0&feature=related


5) http://www.youtube.com/watch#!v=95HapK71hYU&feature=related


















Nenhum comentário:

Postar um comentário